Dia 22 – quarta – IFCS

Alusivo ao dia 25 de maio, que é considerado o Dia de África, o evento é aberto ao público, tem por objetivo levar a reflexão sobre as múltiplas experiências sociais africanas. Corroborando assim, para as desmistificação das ideias racistas e preconceituosas que ainda exite sobre o continente africano.

África, não só faz parte da história da formação do Brasil, como que é um marco na história mundia. O evento marca também todos os desdobramentos que vem sendo construído entre o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e o Comité Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e suas Diásporas (CIJKAD) que tem como vice-presidente o Professor Doutor Lazare Ki-Zerbo, filho do grande intelectual africano e pai da historiografia africana Professor Joseph Ki-Zerbo. Experiências Afro-Brasileiras em Burkina Faso. Tendo com mediador Ivanir dos Santos (Pós Doutorado em História Comparada – PPGHC/UFRJ).

“É extremamente importante rememoramos o dia da África. Ao rememoramos a data também pontuamos a importância de se conhecer o continente através de outros olhos que é o das revoluções em prol de melhorias e garantias”, alega Ivanir dos Santos

Na mesa de debate: Prof. Dr. Jacques D’Adesky (UFF) / Prof. Mestra Mariana Gino (Doutorada em História Comparada – PPGHC/UFRJ) – Prof. Éle Semog (CEAP) e Prof. Mestra Marize Conceição (Doutoranda em História Social – PPGHS -FFP/UFRJ), que estiveram em comissão em Burkina Faso, na África Ocidental.

“As revoluções dos países africanos precisam ser colocadas como um dos processos de reescrita da história do continente. Um processos de descolonização que ainda tem grandes reflexos nos estados que compõem o continente. O evento é uma grande oportunidade para que o público possa conhecer outras experiências culturais africanas. Experiências essas que provavelmente não veremos em configurações tradicionais de pesquisas”, atesta Mariana Gino.

Das 18h30 às 21h30, no IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Largo de São Francisco Paula, nº 1, Centro
Entrada Franca