O Grupo Semente, escolhido o “Melhor grupo de samba” pelo “Prêmio da música brasileira 2015”, é composto pelo bamba Marcos Esguleba (percussão) e os talentos da uma geração mais recente, João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão de 7 cordas), Bruno Barreto (voz e percussão) e Maninho (percussão) no lugar de Mestre Trambique (falecido em 2016). No repertório de sua roda no Trapiche Gamboa, sempre apresenta faixas do seu primeiro CD solo, “Grupo Semente“ (Biscoito Fino), lançado no final de 2014 e celebrando seus 15 anos de carreira. Podemos ouvir clássicos do bom samba, com uma mistura de ritmos que vão do samba de raiz ao samba moderno, passando por estilos como o partido alto e o baião – com “Alô João” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Disritmia” (Martinho da Vila) e “É Garoa” (Bezerra da Silva), além de composições próprias inéditas, como “Nós e o luar” (João Callado).
Com 15 anos de carreira, já ultrapassou nossas fronteiras e se apresentou em países como Japão, França, Itália, Bulgária, Rússia, África do Sul, Índia, México e Argentina. Participou de trabalhos ao lado da cantora Teresa Cristina: “A música de Paulinho da Viola” (Deck Disc/ 2003), indicado ao Grammy Latino como melhor disco de samba; “A vida me fez assim” (Deck Disc/ 2004); “O mundo é meu lugar” (Deck Disc 2005), e “Delicada” (EMI Music/ 2007), e, também se apresentou com nomes como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Tia Surica e Velha Guarda da Portela.
A carreira do grupo começou em 1998, apresentando-se no Bar Semente da Lapa e acompanhando a cantora Teresa Cristina. É um grande nome da atual geração do samba, tendo sido um agente de extrema importância no processo de revitalização do bairro durante a primeira década deste século, junto a outros artistas, criando um movimento que fez com que a Lapa se transformasse num pólo cultural conhecido mundialmente. Assim, a Lapa carioca renasceu como bairro e como um dos berços da música brasileira, tendo uma crescente e constante capacidade de reinvenção do movimento cultural noturno. Depois do sucesso no Bar Semente, que além do reconhecimento rendeu ao grupo seu nome, passou a se apresentar em outras casas da região para um público cada vez maior.
Couvert artístico: R$30 (lista amiga: R$25). 18 anos. A casa abre às 20h30.
Comentários