É outono no Rio de Janeiro! É aniversário de Madureira! É Rio de Maio!

Em sua quinta edição, RIO DE MAIO comemora os 406 anos da Capital do Samba. O ponto de encontro será no dia 25 de maio (sábado), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira.

RIO DE MAIO celebra o outono carioca, desde 2015, com gastronomia de primeira, convidados especiais e muito samba. O anfitrião, Biro (ex-Galocantô), recebe um público de diversos bairros da cidade, reunindo pessoas apaixonadas pelo samba e seus costumes.

Digno representante do samba, com passagens pela banda de Beth Carvalho e pelo Galocantô, grupo do qual é fundador e ex-vocalista, Biro comanda há cinco anos o Pagode do Biro, uma badalada roda de samba que já virou referência na cena carioca. Sambas de Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Cartola, Arlindo Cruz e João Nogueira serão ouvidos e cantados pelo público, que também é protagonista no Pagode do Biro. Além do repertório autoral, com “Pra casa não cair” (com João Martins) e “Fotografia de papel” e “Fina batucada” (com Fred Camacho).

RIO DE MAIO vem com uma programação de primeira. Esse ano, o Pagode do Biro vai receber, nada menos que Nei Lopes e Zé Luiz, grandes baluartes e parceiros de sambas inesquecíveis. E nos intervalos, o inigualável DJ ByCafé, proporcionará uma tarde pra lá de dançante. Além do samba, a festa tem outros atrativos. Nas cozinhas, os deliciosos Caldos da Romana e a Quitanda Gastronomia, com o famoso Baião do Amor, além de outras maravilhas da culinária brasileira. Pra matar a sede, bar com cervejas populares e Nêga Drinks, com caipirinhas e outras bebidas quentes.

O evento também abre espaço para expositores, com barracas de produtos relacionados com o samba e a cultura negra. O fotógrafo Ierê Ferreira, com seu valioso acervo de imagens históricas do mundo do samba, também será uma das atrações. E pra ninguém ficar de fora, teremos um espaço infantil, com recreação e também a participação do projeto Baobazinho, da arte-educadora e pesquisadora Juliana Correia, com atividades lúdicas, incentivo à leitura e contação de histórias e contos africanos e afro-brasileiros.

Biro rebobina a trajetória do projeto RIO DE MAIO na cidade. “Em 2015, fizemos uma festa pra lá de especial num casarão no Centro do Rio. Em 2016 foi a vez de uma feijoada no Grajaú. Em 2017 invadimos a sede do histórico Bola Preta. Em 2018 ocupamos o Terreirinho, na Praça Onze, com muito samba e gafieira. Esse ano vamos respirar os ares de Madureira, na semana do aniversário de 406 anos da Capital do Samba.”

Maio é o mês de aniversário do anfitrião, então os aniversariantes de maio não pagam entrada. Basta apresentar um documento com foto na bilheteria.

RIO DE MAIO é uma festa carioca. Uma festa do samba. Biro é um sambista que “bebe da fonte” desde cedo e leva para a roda um repertório vasto, fruto de uma vida dedicada ao melhor do samba “tradicional”, “de raiz”, “malandreado”. E o público agradece!

Serviço:

RIO DE MAIO – RIO DE MADUREIRA

QUANDO: sábado, 25 de maio, das 16 às 22h
ONDE: Arena Carioca Fernando Torres (Rua Bernardino de Andrade, 200 – Portão 4 do Parque Madureira)

QUANTO:
R$ 10 (inteira)
R$ 5 (meia) com doação de 1 kg de alimento não perecível

Informações pelo (21) 98728.1928 ou producao.biro.sambista@gmail.com

Realização: Sesc

Apoio Cultural: MDM Produções Culturais, Domino’s, Koni, Bend Newmedia, Elétrica Cênica, Nacional Gráfica
Parceria: Mesa Brasil
Mídia Oficial: Super Rádio Tupi e Samba Social Clube
Vendas: Rio no Teatro
Cogestão: Águas
Apoio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura