Vidal Assis, indicado nas categorias “Melhor cantor de MPB” e “Revelação do ano” no “Prêmio da Música Brasileira” de 2017, é o vocalista do grupo Peso na Balança e com ele faz nesta sexta-feira, 13 de outubro, a partir das 22h30, a roda de estreia do grupo no Trapiche Gamboa.

Conhecido por suas apresentações no bairro da Glória, o Peso na Balança é um quinteto de samba formado por Vidal Assis (voz), Leonardo Pereira (cavaquinho e voz), Lucas Porto (violão sete cordas), Magno Julio (percussão) e Bidu Campeche (percussão) e apresenta-se para os que gostam de uma roda tocada por quem preza pela música e pelas belas composições do imaginário popular de um bom “sambista de raiz”. O repertório é vasto e variado, trazendo, portanto, obras dos grandes compositores do gênero, como Paulinho da Viola, Zé Ketti, Elton Medeiros, Cartola, Mauro Duarte, Paulo Cesar Pinheiro, Ismael Silva, Cartola, e também músicas autorais dos integrantes, como “Num ciúme só” e “Com o diabo no corpo”, de Vidal Assis, que também é compositor e violonista.

A casa oferece um desconto especial para os alunos da “Escola Portátil de Música” (EPM) e com a “Campanha solidária”, a cortesia de gratuidade para os servidores do Estado do RJ que chegarem até 22h30.

Sobre os integrantes

Lucas Porto, violonista, arranjador e compositor, assina os arranjos e acompanha no violão diversos cantores e projetos musicais da atual cena carioca, além também de ser professor da Escola Portátil de Música (EPM) e integrante do grupo Choro da Glória. Já tocou em projetos com Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Joel Nascimento, Marcos Sacramento, Marília Pêra, Galo Preto, Áurea Martins, Moacyr Luz, Monarco, Nelson Sargento, Nilze Carvalho, Paulinho da Viola, Roberto Silva, Soraya Ravenle, Tavinho Moura, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Jorge Aragão.

Vidal Assis, carioca e brasileiríssimo em sua abrangência de sotaques, é um cantor de timbre veludoso e compositor já reconhecido na nova geração da música popular brasileira, compondo sozinho e com uma gama de parceiros como Hermínio Bello de Carvalho, Elton Medeiros, Fátima Guedes, Moyseis Marques, Sérgio Fonseca, Pedro Amorim e Maurício Carrilho, dentre outros. Em 2016 lançou o seu CD de estreia, “Álbum de Retratos”, apenas com faixas em parceria com o consagrado Hermínio Bello de Carvalho, contando ainda com Zélia Duncan, Elton Medeiros, Hermínio B.C. e Áurea Martins, emprestando suas vozes. Com “Álbum de Retratos” também foi indicado como “Melhor cantor na categoria MPB” e “Revelação do ano” do “Premio da Musica Brasileira” 2017. O jovem também integra o elenco do musical “Clementina, cadê você?” (desde 2013) e participou dos espetáculos “Elizethíssima – uma sincera homenagem a Elizeth Cardoso” – com Alaíde Costa, Áurea Martins e Hermínio Bello de Carvalho (2014) e “Hermínio Bello de Carvalho 80 anos – Uma rosa para o poeta” (2016), que excursionou pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Campinas e São José do Rio Preto. 

Leonardo Pereira, cantor, compositor e cavaquinista, tem músicas gravadas por intérpretes da nova safra de cantores. É um cavaquinista de expressão e reconhecimento no circuito do samba do Rio de Janeiro e integra várias e notórias formações. Com uma experiência de anos nesse circuito, sempre deixa a sua marca quando se apresenta, pra ninguém esquecer. 

Bidu Campeche é um percussionista gaúcho radicado no Rio de Janeiro há alguns anos. Está nas diversas formações de samba na cidade que acontecem nas melhores casas do circuito Lapa-Gamboa-centro-Santa Teresa, e acompanha grandes nomes do gênero. Também integra o grupo “Samba da Ouvidor” e eventualmente participa de projetos na Europa. 

Magno Julio é o percussionista do TRIO JÚLIO e, junto aos irmãos Marlon e Maycon Julio, é uma das grandes revelações da atual safra de instrumentistas do Rio de Janeiro. Também está em diversas formações de samba na cidade, acompanhado cantores nas melhores casas do circuito Lapa-Gamboa-centro-Santa Teresa. Com o Trio Julio, já apareceu até no programa “Tamanho Família” do apresentador Márcio Garcia.

Couvert artístico: R$30 (lista amiga: R$25). 18 anos. Abrimos às 19h30.