Mulheres de diversos estados (RJ, MG, DF, Pr, SC, RN, SP, ES, Ce, Al, Pe, Ba) e da Argentina (Buenos Aires) vão formar uma grande roda de samba simultânea. Além de grupos, mais de 50 mulheres sambistas de todo o país protagonizam o “Primeiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba”, no dia 24/11, a partir das 17 h, com transmissão ao vivo de todos os Estados. O público vai poder conferir 5 horas de samba, sem interrupção. Os grupos vão se revezar, com substituições regulares até o final do evento.

No Rio, o encontro acontece no Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí), local de referência do samba. Participação dos grupos: É Preta, Samba di Moça, Samba que elas querem, Operárias do Samba, Muxima Muato, Filhas do Samba, entre outros. Também, diversas cantoras que abraçaram a ideia, como: Ana Costa, Nilze Carvalho, Marina Iris, Marcelle Mota, Nina Rosa, entre outras.

O projeto, idealizado pela cantora Dorina Barros, tem como proposta unir as rodas de samba femininas, assim como: cantoras, instrumentistas, compositoras, produtoras, fotógrafas, cinegrafistas, DJs, operadoras e técnicas de samba de todo o país criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer e divulgar a força feminina no samba. O Encontro Nacional vai acontecer uma vez ao ano e, em cada edição, uma personalidade importante para a resistência da mulher no samba será homenageada. Esta primeira edição será dedicada à cantora Beth Carvalho, a “madrinha do samba”.

Além de muita música, contação de histórias, rodas de conversa, dança, feira de artesanato e uma comida especial.

Programação:

– 14 h – Oficinas de percussão, contação de histórias para crianças com Lucileia Souza (contos afro-brasileiros), oficina de confecção de bonecas (Atelier Cretismo), roda de conversa sobre mulheres e a história do samba (Carolina Rocha, Carolina Alves, Dorina, Marcela Velon, Roberta Nistra), além de barracas de moda e literatura

– 16 h – Abertura regional com Jongo

– 17 h – Abertura nacional com a roda (todas as rodas em sintonia e transmissão ao vivo para as demais rodas levando o mesmo samba)

Serviço

Dia: 24/11

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)

Horário: 14 h às 22 h.

Ingresso: R$ 20 (na hora) / R$ 15 (antecipado e lista amiga)